Prática – Rafa Bogoni Yoga

A Prática do hathayoga e o vinyasa

O hathayoga é uma prática psicofísica que busca reconectar aquele que pratica com a sua essência. A vida cotidiana nos afasta de nós mesmos e precisamos nos dar um tempo do nosso dia para manter essa conexão.

O hathayoga aparece nos textos do século VII ao século IX como uma prática mística e secreta que desperta naquele que praticar o seus potenciais. 

Por muitos anos essa prática ficou oculta ou esquecida na Índia, até que no início do século XX o mestre Krishnamacharya começou a divulgar a prática entre os marajas da Índia e teve alguns discípulos que ficaram famosos no ocidente, K. Pattabhi Jois (criou o método Ashtanga Vinyasa Yoga) e B.K.S. Iyengar (criou o método Iyengar)
Difundido o yoga no ocidente.
Claro que a abordagem deles era outra, menos mística, com uma linguagem que encantou os ocidentais.
 O vinyasa é a combinação do movimento com a respiração. Uma movimentação do corpo sequencial que interliga posturas para trazer um fluxo. O vinyasa proporciona um nível de concentração elevado que podemos chamar de meditação em movimento. Este fluxo ajuda na distribuição do prana (energia vital) potencializando a sua expansão.
Todas as práticas deste Yoga fluido têm como o principal e inspiração para as séries a sequencia de postura Surya Namaskar.

Nossa prática terá três pilares:
Respiração: onde aprendemos a ter domínio sobre a respiração e controlar melhor nosso ritmos;
Posturas: onde fazemos a energia fluir pelo corpo, criando espaço para essa expansão;
Relaxamento: momento onde o corpo assimila a energia que se movimentou pelo corpo e proporciona uma experiência extracorpórea;
E para completar uma meditação, para ir além da mente, ao encontro da nossa essência.